quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Antes do Photoshop...


Eu sei que você já deve ter ouvido muitas histórias bizarras de artistas brasileiros, mas como essa que vou lhes contar, eu duvido. Saca só:

Em 1973, o compositor Tom Zé lançou pela gravadora Continental o LP "TODOS OS OLHOS". A capa está reproduzida na foto anexa, e por muito tempo, trazia um enigma: Que olho era esse? Segundo o próprio Tom Zé ninguém nunca chegou a descobrir do que se tratava, até que ele mesmo resolveu contar e solucionar o enigma.
Para contextualizar melhor, deve-se lembrar que a época era de plena ditadura militar no Brasil, e que várias músicas dele já haviam sido censuradas. Seu amigo, o poeta Décio Pignatari, propôs: "Vamos sacanear esses caras da censura. Por que não colocamos um cú na capa?" Tom Zé com certa relutância falou: "Tá maluco, como vamos fazer isso,vamos ser presos!" Mas, depois de descobrir a forma, topou. Décio, então, arrumou a "modelo" (não se sabe quem era), colocou uma bola de gude no fiofó dela e fotografou em foco fechado. Lembro que aquela época não existiam os recursos de computador que temos hoje, portanto a foto é verídica.O resultado foi exposto nas vitrines das lojas e a censura nem imaginou de que se tratava do autêntico "OLHO DO CÚ".

3 comentários:

@Tiabetok disse...

Tom Zé sempre me surpreende..
rs

Rô Cecim disse...

Que toscologia interessante. Tenho que me expressar com palavras certas. Puta que Pariu. (que me perdoem os mais conservadores). AHSUAHS'
Otima curiosidade. (:

Anônimo disse...

Perdoa-se tudo aos amantes...e aos doidos.

Frase de...Madeleine Scudéry

Beijos

Leca