quinta-feira, 27 de maio de 2010

10.001 destinos




Duas crenças movem as pessoas e as fazem direcionar suas vidas a rumos que dificilmente era aquilo que planejavam. A primeira delas é a crença no "destino", onde o indivíduo acredita que sua vida foi antecipadamente traçada e não importa o que ele faça seus caminhos sempre o levarão ao mesmo lugar pré-determinado por algo. Pessoas que crêem no destino sempre o culpam por tudo (por conveniência, é mais fácil que assumir a culpa de seus próprios erros). Se ganham dinheiro ou perdem, se casam ou divorciam, se encontram o grande amor ou não, dizem que o fato era pra acontecer, é o destino.  A outra crença é a do "livre arbítrio", onde o indivíduo crê que pode individualmente  construir passo a passo seu próprio futuro da maneira que bem entende, através de suas ações e atitudes, moldando assim sua própria vida. Parece lógico, mas nunca vi ninguém que tenha conseguido inteiramente essa façanha. 

Não consigo ver razão em nenhuma dessas duas crenças. Acreditar que as vidas das pessoas já  foram traçadas e que só nos cabe vivê-las é meio imbecil (na minha opinião), pois se eu fosse Deus (o que não sou, e nem sei se ele existe apesar de crer que sim), não veria graça em assistir um filme (da vida humana) que eu já saiba o final da história, se é que tem final. Portanto, descarto a crença no destino. Analisando a crença no livre arbítrio eu também descartei, pelo simples fato de nunca ter visto ninguém realizar 100% daquilo que queria realizar, e também por saber que vivemos num mundo lotado de indivíduos e por mais que queiramos construir por nossas próprias ações nosso futuro, as ações de outras pessoas sempre interferem nas nossas, e vice-versa, fazendo que o livre arbítrio seja apenas uma utopia.

Putz, não sei em que acreditar agora!!!

Pensei aqui com meus botões, pode ser que haja infinitos destinos diferentes e através do nosso livre arbítrio chegaremos a um deles no final da história. 

3 comentários:

@Tiabetok disse...

sou inteligente o suficiente para não acreditar em destino...serei burra o suficiene se tentar fazer tudo o que quero. A mente humana é realmente fascinante...quanto mais pensamos nas coisas menos certeza delas nós temos... ou seja...ficamos sem resposta, então a minha curiosidade é sempre válida...concordas???

Brito disse...

"Não são as respostas que movem o mundo, e sim, as perguntas."

Curiosidade é sempre válida.

@Tiabetok disse...

obiviamente porque após as perguntas busca-se as respostas!!!!